O tempo passa e a única plataforma de que não consigo me desapegar é o blog. Apesar de não ter sido uma escritora consistente nos últimos anos, ainda o considero o melhor espaço na internet para expressar-me e buscar informações. Ter um blog é uma forma de trabalhar com o slow content, que consiste em um manifesto por conteúdos mais ricos, autênticos e aprofundados. Isso é algo que valorizo. Então é sempre com muita alegria que encontro alguns blogueiros persistentes em tempos dominados pelas redes sociais.
A seguir, discorro sobre os 10 motivos pelos quais ainda prefiro manter meu blog. Além de abranger algumas visões e preferências pessoais, eles são, de certa forma, as vantagens que vejo nessa plataforma.
1- Gosto de ler e escrever
O primeiro item dessa lista está relacionado ao meu próprio perfil: eu amo ler e escrever. Este último, como disse, é a forma pela qual melhor me expresso. Eu me identifico mais com a escrita para compartilhar informações e isso é, naturalmente, a base para ter um blog. O texto escrito é o principal formato dessa plataforma, e o fato de eu gostar de escrever facilita meu trabalho, tornando-o mais prazeroso.
Todo jornalista e criador de conteúdo sabe que o texto é o pilar de qualquer conteúdo, independentemente do formato, mas a exigência da escrita em um blog é diferente. Bons blogueiros estão sempre à procura de soluções que garantam a qualidade dos artigos e o cumprimento das regras de SEO. Quando você se diverte com o desafio, os textos transmitem isso.
2- Possibilidade de usar diversos formatos em um só conteúdo
Uma das características mais interessantes dos blogs é a possibilidade de utilizar diferentes mídias em um artigo. Um único post pode ter, além do texto escrito, vídeos, áudios e imagens que complementam o conteúdo. Eu gosto de pensar em estratégias que brinquem com diferentes formatos, até para proporcionar um alto valor aos meus artigos. Isso estimula minha criatividade e meu desempenho como jornalista e escritora.
Entregar o melhor que posso aos meus leitores é algo essencial e um dos meus valores. Quero fazer a diferença positivamente no dia a dia deles. O uso de várias mídias no blog certamente me ajuda nessa missão.
3- A pessoa encontra facilmente o que precisa
Com tantas informações disponíveis na internet e o tempo curto, as pessoas não querem perder tempo com conteúdo que não traz as informações de que precisam. Isso é um fato. Acontece que os vídeos nem sempre facilitam a identificação de um bom material. Muitas vezes somos “obrigados” a assisti-los até o final para descobrir que não abordava o tema esperado ou o fazia superficialmente.
Os textos permitem que os leitores confiram rapidamente se entregam o que prometem e têm a qualidade necessária. A pessoa também pode acessar, rever e encontrar as informações com facilidade. Isso é importante para mim, como leitora, portanto acho essencial oferecer para o meu público.
4- Conteúdo permanente e fácil de encontrar
Outro aspecto que me motiva a ter um blog é a durabilidade do conteúdo nessas plataformas. Todos os artigos podem ser encontrados na internet a qualquer momento, independentemente de quando foram produzidos. Textos publicados há seis meses continuam acessíveis online e podem ter destaque após todo esse tempo. O que importa nos blogs são os temas de interesse do público e a qualidade do conteúdo.
Um artigo atrativo e informativo, será facilmente encontrado nos buscadores meses, até anos, depois da publicação. Mesmo nos próprios blogs, é possível encontrar textos antigos relacionados por meio da busca e tags. É um trabalho que vale mais a pena, dependendo da sua estratégia e objetivo. Essa realidade difere do que vemos nas redes sociais, onde os posts normalmente têm duração de 24 horas. Após esse tempo, é difícil encontrá-lo e, se a pessoa postar com uma alta frequência, o conteúdo se perde mesmo no perfil dela.
5- Informações com maior profundidade
Os blogs dão mais liberdade aos criadores de conteúdo e isso impacta na profundidade do seu artigo. Seja pelo uso de diversas mídias, seja pelo espaço ilimitado, é possível explorar um tema relevante, dando a devida importância a ele. Enquanto as redes sociais são um espaço para superficialidades e informações resumidas, é possível aprofundar um tema no blog. Isso é o que faz diferença nesses espaços.
Atenção: aprofundar-se em um tema é garantir que o artigo tenha o tamanho necessário para conter as informações relevantes. A prática de “encher linguiça” apenas prejudica o texto e espanta os leitores.
6- Ter um blog proporciona liberdade dos algoritmos
Sabe a dificuldade de criadores de conteúdo em garantir que os seguidores recebam suas produções? É uma luta constante contra os algoritmos, que parecem dificultar cada vez mais o nosso trabalho. Blogs com uma base de leitores bem estabelecida quebra esse ciclo. As pessoas adquirem o hábito de acessar o seu site e tendem a acompanhar a sua newsletter para receber atualizações.
Nesses dois casos, elas têm acesso a todos os seus artigos, sem precisar da boa vontade dos algoritmos. Não quero travar uma guerra contra as redes sociais. Elas são importantes aliadas quando usadas estrategicamente, sendo possível ter sucesso por lá ao entender o jogo. Acredito, no entanto, que os blogs são mais saudáveis para escritores e leitores.
7- Maior facilidade no controle do conteúdo que consumimos
Seguindo a mesma ideia do tópico anterior, os algoritmos entendem nosso comportamento nas mídias sociais e entregam exatamente o tipo de conteúdo que chamam nossa atenção. São os tipos que nos mantêm mais tempo na plataforma, viciando-nos. Quem nunca se assustou por passar duas (ou mais) horas só assistindo a vídeos no Instagram?
Ter um blog me tira desse ambiente e evita que eu proporcione esse efeito nos meus leitores. Eu defendo uma vida mais focada no offline, em que os conteúdos sejam positivos para as pessoas e realmente tragam valor, mesmo quando se trata de entretenimento. É por esta razão que considero os blogs a melhor opção.
8- Independência de plataformas terceiras
Quando focamos todo o nosso trabalho como produtores de conteúdo em redes sociais, direcionamos nossos esforços para um espaço que não nos pertence. Uma boa analogia sobre esse tema é que as redes sociais são como uma casa alugada, portanto investimos em algo que não é nosso. Prova disso é o recente bloqueio do X (antigo e para sempre Twitter) no Brasil. Muitos influenciadores focados na plataforma perderam renda e não sabem quando poderão voltar.
O blog, por outro lado, está sob nosso controle. É o espaço dos próprios blogueiros, funcionando como casa oficial. Os leitores saberão onde o encontrar caso haja problemas com as outras plataformas e sempre terão acesso às suas produções, mesmo se você perder algum perfil nas redes sociais. Isso garante mais segurança e continuidade ao trabalho.
9- Gera menos ansiedade
É inegável que as pessoas ficaram mais ansiosas, conforme a internet se tornava parte da rotina. A Fomo (fear of missing out) ou simplesmente medo de ficar offline e perder alguma atualização foi um dos primeiros problemas trazidos pela tecnologia. Mais recentemente, pesquisas já apontam que quem passa mais tempo nas redes sociais apresenta quadro de ansiedade. Eu sinto isso na pele. Sempre que fico online por muito tempo nesses espaços, produzindo ou consumindo conteúdo, fico ansiosa.
Já os blogs geram a sensação de calmaria. Consigo ler e escrever sobre um assunto que considero importante no meu tempo. Não ter a vida perfeita dos influenciadores (mesmo que não seja verdade) ou não produzir com a mesma qualidade de um projeto com um bom aporte financeiro deixam de ser um fator limitante. As métricas de marketing digital não ofuscam o quanto me divirto por aqui. O ambiente fica mais leve.
10- É meu espaço criativo e portfólio
Por último, e não menos importante, o blog é meu espaço criativo, onde posso brincar com estilos e formatos diferentes de textos. Isso é algo que não posso fazer para os meus clientes. Eles têm um manual de redação a ser seguido e os projetos devem executar certos padrões que trazem resultado garantido. Essas regras muitas vezes bloqueiam a criatividade e o blog acaba sendo minha zona de disrupção. No meu próprio espaço, posso testar e mudar técnicas para ver o impacto delas.
Além disso, os meus artigos aqui publicados constituem meu portfólio como jornalista e escritora. É o melhor espaço para isso. Nele apresento resultados e estilo de trabalho, além de comprovar certas habilidades, como gestão de projetos, persistência, criatividade, entre outras. Ter um blog é fundamental para fim, pois o conteúdo não se perde na imensidão da internet.
Você também é um amante de blogs? Qual outro motivo adicionaria à minha lista?
Este é o segundo artigo de uma mini-série que preparei para comemorar o dia do blog deste ano. Confira o primeiro: “Sobre o dia do blog e o tempo em que ele dominava a internet“. Aguardo você no próximo post!
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