Descubra os segredos dos blogs bem-sucedidos hoje

blogs bem-sucedidos

O jeito de blogar mudou nos últimos anos. Se no início bastava criar uma conta e dar asas à criatividade, com o tempo os blogueiros foram se profissionalizando e criando verdadeiros canais de informações. Os blogs bem-sucedidos, que se mantiveram na ativa por todos esses anos, praticamente se transformaram em revistas digitais, migrando de um perfil pessoal para um mais corporativo.

Tal fator foi determinante para a longevidade desses sites. Os projetos ganharam maior seriedade e passaram a ser tratados como empresas, com planos e metas. Isso foi fundamental para superar as dificuldades geradas pela concorrência com as mídias sociais. Afinal, as pessoas deixaram de acompanhar os blogs porque as mídias sociais assumiram esse papel. Elas deixaram de ser complementares ao site para, muitas vezes, substituí-lo na preferência dos internautas. 

Acontece que a dinâmica atual das redes sociais já não encanta como outrora. As pessoas estão em busca do slow content, ou seja, conteúdos de melhor qualidade e sem a pressão do imediatismo. Esse novo hábito pode se tornar um mercado importante, aumentando o número de leitores interessados em conteúdos de blogs. Se você gosta de escrever e quer criar o seu espaço online, precisa ficar atento às práticas que geram bons resultados.

Características dos blogs bem-sucedidos

O sucesso de um blog atualmente está ligado a fatores como conteúdo de alta qualidade, estratégias para engajar os leitores, humanização dos artigos e boa experiência do usuário. Confira a seguir as principais.

Storytelling

A base de qualquer conteúdo é a construção e uma boa narrativa. A capacidade contar histórias instigantes é o que chama a atenção dos leitores e garante que leiam o artigo até o final. É fundamental pensar os posts como histórias por meio das quais você informa, educa, entrete e vende. A estratégia bastante utilizada no marketing para isso é o storytelling, que trabalha todos os elementos essenciais para a criação de narrativas, considerado o objetivo do autor com o texto.

O storytelling deve ser considerado em dois níveis: no blog em geral e nos artigos individualmente. O primeiro nível se refere à essência do blog, portanto à narrativa principal. Ele considera o tema guarda-chuva, os seus valores, o público-alvo, por exemplo. Já o segundo nível está relacionado às histórias menores que fazem parte da narrativa principal: aquelas que serão contadas em cada artigo.

É como se o primeiro nível fosse a vida de uma pessoa e o segundo, as histórias que acontecem ao longo dela.

Conteúdo original, com personalidade e humanizado

O acesso à informação está mais fácil. Em poucos cliques, é possível aprender e se inteirar sobre os mais diferentes assuntos. É por essa razão que um blog bem-sucedido traz conteúdo original, com perspectivas e informações diferenciadas. Esses espaços conseguem observar o mundo ao redor e trazer temas, debates e conteúdo até então invisíveis aos outros. Mesmo ao falar sobre tendências, eles têm uma abordagem única, sem repetir o que já está sendo dito e feito. É algo novo, original.

Também é preciso colocar personalidade em cada post para gerar interesse pelo que você tem a dizer a ponto de continuarem frequentando o blog em busca de atualizações. Ela é importante para engajar e criar conexão com os leitores. Vale ressaltar que personalidade se refere ao seu estilo de escrita, à sua voz, ao tipo de conteúdo, a como os temas são abordados, entre outros.

Em relação ao conteúdo humanizado, também me refiro ao uso equilibrado de inteligência artificial (IA) para a criação de textos e imagens. Embora essas ferramentas sejam de grande utilidade, devem ser usadas apenas como aliadas para tarefas específicas no processo de produção. Blogs com conteúdo de IA perdem a originalidade e um dos principais aspectos que geram conexão e leitores fiéis: a humanização. Você já deve ter encontrado blogs assim recentemente. Eles pareceram interessante?

Experiências pessoais

O surgimento das IA transformou a produção de conteúdo a ponto de muitos questionarem se ainda vale a pena escrever para a web. Este é, inclusive, um dos argumentos que desestimula alguns a terem um blog. O diferencial, entretanto, está exatamente no tipo de texto produzido. Os blogs que se destacam são aqueles que trazem informação associada às vivências de seus autores, tornando o conteúdo mais autêntico e humanizado.

Entenda que não se trata de falar sobre a rotina como em um diário, mas de usar as próprias experiências e visão de mundo como base dos textos. Isso é algo que as IA não conseguem fazer e torna a leitura mais interessante. Seja como passatempo, seja como uma ferramenta profissional, a voz do autor deve estar presente em cada linha para que seu site seja diferenciado e atinja as pessoas certas.

Artigos com experiências e perspectivas individuais destacam-se porque as IA estão suprindo a disponibilidade de conteúdo mais técnico. O Google já disponibiliza um resumo do conteúdo procurado com informações de vários sites, dispensando a necessidade de visitar os blogs. Textos com a visão do autor quebra essa barreira, ao ir além das informações técnicas, encontradas facilmente em outros locais.

Tema guarda-chuva

Todo blog bem-sucedido tem um direcionamento, uma pauta principal. Falar aleatoriamente sobre diferentes assuntos confunde a cabeça do leitor. Exceto se a intenção for transformar o site em um portal de notícias, como o UOL ou o G1, é fundamental definir um tema guarda-chuva. Beleza, moda, bem-estar, política, economia, empreendedorismo, tecnologia, games… Estes são alguns exemplos de assuntos principais aos quais os blogs com uma boa base de leitores são associados.

O Das Leben, por exemplo, fala sobre estilo de vida, com foco em bem-estar e desenvolvimento. Todos os assuntos abordados são um braço desse tema geral. Quem visita o site encontra artigos sobre carreira, relacionamento, finanças, viagem, tendências e saúde, mas que estão a todo momento ajudando a construir o universo da marca. O público precisa entender qual é a base do conteúdo, pois se têm dúvidas, não voltam.

Texto escaneável

Se antes os textos blocados já eram malfalados, hoje são verdadeiros empecilhos para tornar um blog atrativo. Primeiro porque a experiência de leitura na internet é diferente do que a de um livro e, depois, pelo fato de as pessoas não terem muito tempo, então buscam leituras fáceis. Blogs bem-sucedidos publicam artigos escaneáveis, caracterizados por frases curtas, parágrafos pequenos, divisão em tópicos e subtópicos e uso de palavras-chave. Esses elementos facilitam a leitura, tornando-a mais agradável.

Textos escaneáveis permitem que os leitores entendam a ideia geral e foquem nas informações mais relevantes para eles. As pessoas querem resolver problemas e, se o acesso à resposta que buscam está difícil, procuram outra fonte. Também vale ressaltar a importância dessa característica para a otimização do conteúdo com SEO. Os próprios buscadores, como o Google, priorizam isso na hora de indicar artigos.

Informações completas, aprofundadas e bem-escritas

Há muito tempo os blogs deixaram de ser um espaço para superficialidades. Sabe aqueles textos que não trazem informações relevantes, são repetitivos ou não entregam o que promete no título? Eles são hoje facilmente ignorados. Leitores de blogs atuais buscam conteúdo de qualidade, com informações completas e aprofundadas sobre o tema. Se percebem que estão sendo “enrolados”, deixam a página imediatamente.

Os artigos também devem ter uma boa escrita em termos gramaticais e de coesão, sendo esses elementos a base para qualquer blogueiro. Isso não significa rejeitar a licença poética, ela é importante e deve ser usada quando fizer sentido. Humoristas, por exemplo, não podem se comunicar com a mesma formalidade de um jornalista. Eles têm sucesso exatamente por entender o público e usar a linguagem mais apropriada para falar com ele, mas sem prejudicar a qualidade dos textos.

Uso de vários formatos de mídia

Eu já apontei em outro artigo como a possibilidade de combinar conteúdos de diferentes formatos em um post é um dos motivos por que prefiro ter um blog. E essa característica é bastante aproveitada nos blogs bem-sucedidos. Complementar os textos com vídeos, infográficos, vídeos e áudios tornam o conteúdo mais rico e, consequentemente, mais interessante para os leitores. O uso desses elementos para construir um bom storytelling destaca um blog no meio de tantas opções e transmite maior autoridade.

Naturalmente, não é preciso usar esses elementos em todos os posts, mas usar de forma estratégica para oferecer uma experiência completa. Um blog que utiliza bem esse recurso é o Vida Mochileira, da Mary Telles. O artigo com o roteiro de viagem para Portugal é um ótimo exemplo do que estou falando.

Layout limpo e com uma boa experiência do usuário

Uma das práticas de monetização e marketing que espantou muitos leitores de blog foi certamente o excesso de banners e pop-ups. O exagero no uso dessas ferramentas para captar leads ou fazer propagandas foi tanto que chegou a ser inconveniente, desestimulando a leitura dos textos. Ninguém tem paciência ou vê com segurança um site poluído, então os bons blogs hoje preferem deixar o layout do site mais limpo, visando oferecer uma ótima experiência aos visitantes.

Outro aspecto a ser considerado é o uso de temas responsivos, ou seja, que se adaptam às diferentes telas. A maioria das pessoas acessa os blogs pelo celular, o que justifica a importância do site se adaptar à tela do dispositivo para melhorar a experiência no site. Esse cuidado também é essencial para manter os leitores e fazê-los retornar à página em busca de conteúdo.

Mídias sociais como satélites do blog

Blogs bem-sucedidos utilizam as redes sociais de forma estratégica para a divulgação do conteúdo e engajamento da comunidade. Elas são utilizadas, portanto, como satélites que transitam ao redor do blog, a plataforma principal, gerando discussões ao redor dos artigos. Essa ideia não é bem uma novidade. A pesquisadora Raquel Recuero já falava sobre tal função para essas plataformas no jornalismo em 2009. Embora antiga, ainda é algo que funciona e traz resultados.

Os brasileiros passam em torno de 3,37 horas nas redes sociais por dia, segundo o relatório Digital 2024: Brazil, produzido pela We Are Social e Meltwater. Estar presente nas redes sociais e desenvolver ações estratégias será importante para tornar o blog mais conhecido e atrair leitores. Blogueiros especialistas sabem aproveitar a oportunidade nesses locais sem perder o foco do mais importante: o blog.

Blogs bem-sucedidos têm newsletter

As newsletters são as ferramentas mais estratégicas para se comunicar com os seguidores de um blog. Primeiro porque as redes sociais podem ser substituídas, como o X (antigo Twitter) foi substituído recentemente pelo Bluesky e Threads; depois, pelo fato de muitos evitarem essas plataformas atualmente. As newsletters garantem que autores estejam sempre em contato com seus leitores e estes recebam todos os conteúdos publicados, sem o filtro dos algorítimos.

A pesquisa Digital 2024, já citada anteriormente, mostra que dos 187,9 milhões de brasileiros que acessam a internet, 78,2% acessam e-mail. É por isso que o e-mail não se torna obsoleto e ainda há serviços interessantes de newsletter para esse público, como é o caso do Substack. Ele oferece até a possibilidade de enviar conteúdo exclusivo para assinantes pagos de uma base de e-mails.

Existem diversas estratégias e ferramentas para que criar um blog bem-sucedido. Estas são as que considero principais, com base no mercado atual. Que tal começar seu blog agora? O que mais acrescentaria nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Este é o terceiro artigo de uma mini-série que preparei para comemorar o dia do blog deste ano. Confira os posts anteriores:

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