Foi-se o tempo em que aprender um idioma novo era apenas um plus no currículo. Inclusive, era comum algumas pessoas terem mais interesse em receber um certificado do que em realmente obter fluência na língua estrangeira. O uso do idioma raramente era necessário. Parecia que vivíamos em uma pequena bolha na qual o contato com o exterior era raro e restrito a poucos.
Com a globalização cada vez mais forte, essa bolha se rompeu e mudou completamente nossa relação com outros países. Além de as viagens internacionais tornarem-se mais acessíveis, alguns idiomas, como o inglês, fincaram suas raízes no dia a dia da maioria das profissões. São equipamentos com manuais sem versões em português, treinamentos no exterior ou com estrangeiros, atendimento aos clientes… Sem contar as inúmeras expressões que agora fazem parte do mundo corporativo (o Marketing que o diga!).
Ter essa habilidade hoje é mais uma questão de se integrar ao mundo, de conseguir compreender diversas culturas e lidar com diferentes tipos de pessoas. Isso é fundamental tanto para nos compreendermos como seres humanos em um mundo tão diverso, quanto entender melhor nosso papel como cidadãos brasileiros. E isso é apenas a base de todas as vantagens que esse aprendizado pode trazer na sua vida.
5 benefícios de aprender um idioma novo
Ao aprender um idioma novo, é possível quebrar limitações que, muitas vezes, passam despercebidas em nossa rotina. O impacto desse aprendizado se reflete em todas as áreas, abrindo um mundo cheio de possibilidades e oportunidades para nós. De construir relações interculturais a estimular as atividades cerebrais, esse conhecimento pode transformar sua vida. Diante disso, as cinco principais vantagens são:
1. Fortalece sua saúde
Segundo pesquisas científicas, falar mais de um idioma tem um papel importante na nossa saúde. Pesquisadores mostram, por exemplo, que os riscos de ter Alzheimer ou demência são menores em pessoas que falam duas línguas desde cedo. Esse estudo foi divulgado na revista Neurobiology of Aging em 2023. Outro ponto observado foi o fortalecimento da memória e de habilidades cognitivas, inclusive na velhice.
Essa pesquisa complementa de certa forma os resultados de outra divulgada em 2011 pela Academia Americana de Neurologia (American Academy of Neurology). Nela, os pesquisadores observaram que os voluntários que falavam quatro ou mais idiomas apresentaram cinco vezes menos chances de desenvolver problemas cognitivos em relação aos falantes de dois idiomas.
2. Facilita ter novas amizades
A troca de experiências com pessoas de outras culturas é algo bastante enriquecedor. Ela aumenta nosso conhecimento de mundo e nos ensina a ver as situações sob diferentes perspectivas. Essa interação permite construir boas amizades em qualquer lugar ― e nada melhor do que ter bons contatos, não é mesmo?
Um bom networking pode facilitar suas aventuras mundo afora, permitindo que tenha hospedagens em diferentes lugares e as melhores dicas para sua viagem, por exemplo. Essas pessoas também podem conectá-lo a outras e até mesmo indicar você para trabalhos interessantes.
3. Permite experiências diferenciadas nas viagens
Uma das grandes vantagens de aprender um idioma novo é a independência durante suas viagens. Isso faz com que suas experiências não fiquem restritas aos passeios rápidos e óbvios, normalmente oferecidos por pacotes de agências. Você pode ir além e criar seu próprio roteiro para mergulhar na cultura visitada. A melhor parte disso é a possibilidade de fazer viagens baratas e com experiências personalizadas para seu perfil.
O conhecimento em línguas estrangeiras, garante que você esteja a todo momento consciente do que acontece ao seu redor em outro país. Inclusive, o contato direto com os locais é essencial para entender a cultura, e obter verdadeiros aprendizados e inspirações para a vida. Suas viagens vão ganhar um sentido maior do que apenas “tirar fotos em pontos turísticos”.
4. Abre portas para uma carreira internacional
O mundo está cada vez mais conectado, o que tem aberto boas oportunidades de negócio internacionais para muitas empresas. Profissionais falantes de outros idiomas se destacam nos processos seletivos e são altamente valorizados no trabalho, o que também reflete diretamente no salário. As chances de construir uma carreira na empresa e ser disputado no mercado aumentam, abrindo as portas para importantes experiências.
Ainda é possível construir uma carreira no exterior, conquistando vagas em empresas estrangeiras. Muitas delas oferecem propostas tanto para morar em seus respectivos países, quanto para trabalho remoto. Imagine como seria incrível passar uma temporada no exterior ou trabalhar no Brasil ganhando em dólar!
5. Torna acessível o conhecimento do mundo todo
Infelizmente, nem todo o conhecimento produzido está traduzido para o português. A maioria das produções científicas e dos materiais mais diferenciados estão disponíveis apenas em inglês ou espanhol, os idiomas mais falados no mundo. Aprender um idioma novo dá acesso a essas informações, de modo que você pode acompanhar pesquisas e novidades, ou consegue se aprofundar em algum tema mais específico.
Você também pode se informar sobre acontecimentos do mundo inteiro, lendo ou vendo notícias e reportagens produzidas pelos grupos de comunicação estrangeiros. E sem contar que os fãs de literatura podem ler as obras nos idiomas originais, o que proporciona um novo tipo de experiência. Nos dois casos, é possível viajar sem sair do sofá e ficar mais próximo de uma cultura diferente por meio do idioma.
Como impulsionar seu aprendizado em línguas estrangeiras
Aprender um idioma novo exige muita dedicação e prática. Restringir o processo de aprendizagem a frequentar as aulas de um curso e estudar apenas para as provas limitará o seu desenvolvimento. O sucesso dessa empreitada está ligado à rotina de estudos e à contextualização do novo conhecimento para fazer sentido no seu dia a dia. Daí a importância de ter um plano de estudos do idioma com objetivos bem definidos de crescimento.
De forma prática, essa ferramenta corresponde à organização da semana com horários diários para atividades voltadas para o estudo. A pergunta-chave é: o que posso fazer para ter mais contato com essa língua? Você deve adicionar as respostas para essa questão como ações para sua rotina. Uma pessoa pode, por exemplo, aprender uma música nova às segundas-feiras, buscar uma informação cultural toda quarta, fazer as tarefas de casa às quintas e assim por diante.
Outra importante prática é não focar em decorar o vocabulário, mas aprendê-lo junto ao contexto de uso. Isso o ajuda a pensar como os nativos e a entender de forma prática como usar as palavras e as expressões. Lembre-se de que um idioma é um dos elementos da cultura. O estudo dele também é uma forma de entender como a sociedade falante da língua estudada se relaciona com o mundo.
Um curso de idiomas completo é essencial para aprender um idioma novo
A aquisição de uma nova língua nem sempre é um processo fácil. A pronúncia, a escrita e a compreensão auditiva podem se tornar grandes barreiras quando ensinadas sem um acompanhamento e um direcionamento personalizado. Fazer um curso sem que a didática e a metodologia estejam alinhadas ao seu perfil pode comprometer seu aprendizado e criar bloqueios na sua relação com a língua estrangeira.
Foi com tudo isso em mente que decidi usar minha experiência em sala de aula para criar o curso de inglês Treinando Idiomas. Em nosso curso, as aulas são ao vivo e online para você inserir seu estudo com maior facilidade na sua rotina, mantendo sempre o ritmo. Nós trabalhamos com turmas reduzidas e avaliamos cada aluno de forma individual e constante para garantir um aprendizado eficaz. Acesse o site do Treinando Idiomas para mais informações sobre as próximas turmas.
0 Comentários